terça-feira, 26 de julho de 2011

GLOBULOS VERMELHOS

SE FOR NESSESARIO REVEJA A FIGURA DE HEMACIAS APRESENTA NOS CAPITULOS .
"SÃO CÉLULAS SEM NUCLEO

sexta-feira, 22 de julho de 2011

os componenteS DO SANGUE

EMBORA PAREÇA UM LIQUIDO VERMELHO COMPLETAMENTE HOMOGENIO AO MICROSCOPIO OPTICO PODEMOS OBSERVAR QUE ELE E BASICAMENTE CONTRUIDO DE PLASMA,GLOBULOS VERMELHOS E BRANCO E LEUCOCITOS.

O P0LASMA É FORMADO POR ÁGUA ,PROTEINAS ,GLICOSSE,SAIS MINEIRAS,ENTRE OUTRAS SUBSTANCIAS ,O PLASMA E O CONPONENTE DO SANGUE QUE CONTEM OS ELEMENTOS NUTRITIVOS . ALÉM DISSO ,NELE ESTAO DESSENVOVLVIDOS AS SUSBSTANCIAS AS SUSBSTANCIAS  EXCRETAS DOS TECIDOS O TAMBEM O PRODUTO DE VARIAS GLANDULAS.

o sangue

o veiculo de transporte das susbstancias q nosso organismo necessita.nos pulmoes e o sangue recebe oxigenio conduzindo as diferencias partes ele recolhe gas carbonico levando ate os pulmoes deonde expedido para o ambiente atraves da expiração.
          ao passar pelo intestino o sangue recebe nutrientes tranportando-os todas as celulas do corpo.das células dos diversos orgaos o sangue recolhe os residuos que se formam continualmente,levando até os residuos são eliminados atraves da urina

sexta-feira, 8 de julho de 2011

vazos capilares

estão presentes nos tecidos do corpo humano cedendo nutrientes gás carbonico e hormonios na celulas. A alem disso recolhem gas oigenios e recidos do metabolismo celular.

Ha capilares venosos e arterias e venenosos. As arterias  ce ramificam sucessevamente, formnado vassos capilares de calibris menores chamados de asteriudos.

Os capilares venenosos espalhados do nosso corpo, juntam-se formando venula. As venulas  vão  se unificando até formar as veias.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

veias

As veias são similares as artérias mas, como elas transportam sangue sob condições de baixas pressões, elas não são tão fortes como as artérias. São compostas por três camadas: Uma camada de tecido mais externa, uma camada central muscular e a camada mais interna suave, formada por células endoteliais.

As veias recebem o sangue vindo dos capilares, após a troca de oxigênio por gás carbônico ter sido feita pelas células dos órgãos. Assim, as veias carreiam o sangue repleto de produtos excretados pelas células de volta para ou pulmões e para o coração. Ë importante que o sangue com as excretas seja direcionado continuamente em seu sentido e que não seja permitido seu retorno. Isto é possível devido à presença de válvulas no interior das veias, As válvulas são como portões que permitem o tráfico das veias apenas num sentido.

As válvulas venosas são necessárias para manter o sangue fluindo em direção ao coração, mas elas também servem para permitir que o sangue flua contra a força da gravidade. Por exemplo, o sangue que está retornando para o coração vindo dos pés deve ser capaz de "subir" a perna. Geralmente, a força da gravidade impediria que isso acontecesse. As válvulas venosas, entretanto, se posicionam como uma espécie de degraus para o sangue escalar seu caminho para cima.

O sangue que sobe para o cérebro ( no caso, pelas artérias) sofre o mesmo problema. Se o sangue tem dificuldade para subir, pode-se sentir a cabeça leve, possivelmente até mesmo sensação de desmaio. Desmaio é uma forma do cérebro requisitar mais sangue rico em oxigênio. Quando se desmaia, a pessoa cai e permanece com o cérebro no mesmo nível do coração, facilitando com que o sangue rapidamente alcance o cérebro.

Devido à grande concentração de substâncias de excretas, o sangue contido nas veias tem uma coloração púrpura-escura. Porque as paredes das veias são finas, o sangue venoso (rico em produtos de excreção) pode ser visível através da pele como uma cor azulada. Olhe para seus punhos, mãos ou prega de seus cotovelos. Você provavelmente poderá ver seu sangue venoso sendo carreado de volta para o coração.